Blog Cuidado e carinho para fidelizar seu cliente Publicado em 21.08.2020

Para prosperar no negócio, o empreendedor além de procurar se destacar da concorrência, projetar estratégias de grande relevância e estar por dentro de todo o processo de produção/ criação/ divulgação da empresa, é preciso estar diretamente ligado com estratégias que possam fidelizar seus clientes. 

O relacionamento durante as vendas é o que fará seu negócio converter ou não. E não estamos falando em efetuar uma venda e ponto final. É chegar no nível de conquistar a confiança do cliente e o tornar assíduo e fiel, mesmo que o vizinho esteja oferecendo um serviço semelhante e mais em conta.

A venda vai muito além de simplesmente ter um produto com qualidade e valor competitivo no mercado. Um cliente satisfeito e bem atendido é a nossa melhor propaganda. O famoso marketing de “boca a boca” tem um alcance surpreendente. Essa divulgação espontânea gera desejo e curiosidade, por isso a importância de atender sempre da melhor forma possível, vendendo uma experiência e não apenas um produto ou serviço. 

O cliente sai de casa com uma demanda, um problema a ser resolvido ou uma necessidade de compra e quer que a loja/ empresa auxilie nessa situação. Aliado a tudo isso, ele quer um bom atendimento e motivos plausíveis para por fim, levar seu produto pra casa.

 

Qualidade do produto > atendimento > preço. Para tanto você precisa saber todos os detalhes do produto ou serviço que você está oferecendo ao cliente. Conhecer os prós e contras para poder argumentar a venda, destacar o melhor que você tem a oferecer e para solucionar possíveis pontos desfavoráveis.

Seja honesto e empático com seu cliente. Sempre se coloque no lugar dele, tanto emocional como financeiramente. Lidando com a situação de forma verdadeira, prática e objetiva o cliente vai sentir a sua vontade real de encontrar a melhor solução para a demanda dele.

Conecte-se com ele. Encontre pontos em comum, gostos semelhantes, afinidades compartilhadas. Saiba o nome dele, guarde suas características. Envie mensagens em datas comemorativas. Chegou um peça nova que combina com o estilo dele? Entre em contato e diga que se lembrou com carinho. Dessa forma ele vai se sentir único e especial. Assim o atendimento se dá de forma mais leve, natural e tranquila possível. Resultado a curto, médio e longo prazo, facilitando cada vez mais a fidelização do cliente.

Agregar valor ao produto. Você precisa mostrar além do produto. Além do serviço. Venda experiência, bem-estar e a satisfação que o produto irá promover. 

Oferecer algo além do óbvio. Apresente um produto que complemente a venda. Algo que seja indispensável, com excelente custo-benefício e que o cliente ainda não conheça ou não saiba que poderia ser encontrado ali, na mesma loja. Praticidade é tudo.

Facilidade de contato, pagamento e retirada. Quanto mais canais de comunicação e acesso ao seu cliente melhor. O WhatsApp é um ótimo aliado quando pensamos em rapidez e agilidade. Escute o que ele tem a dizer e seja flexível. Ofereça facilidades de pagamento e opções diferenciadas para entrega e retirada do produto, conforme às necessidades dele.

 

Cliente satisfeito volta e recomenda o seu negócio. O poder do feedback é gigantesco, principalmente se aliado à rede social. Portanto, trabalhe pontos-chave de venda com seus funcionários. A fidelização se dá no olho no olho, na empatia e no café quentinho. Quer trocar uma ideia sobre o assunto? Entre em contato com a gente! Vamos adorar conversar com você.